Instituto Pensar - Campanha visa arrecadar fundos para construção de 100 bibliotecas populares

Campanha visa arrecadar fundos para construção de 100 bibliotecas populares

por: Mônica Oliveira 


A iniciativa pretende construir bibliotecas em diferentes pontos do Brasil até o final deste ano (Foto: Free-Photos/Pixabay)

Diferente da recente tentativa do governo de Jair Bolsonaro de aumentar em 12% a tributação sobre os livros, uma campanha organizada pela editora Expressão Popular quer viabilizar a construção de 100 bibliotecas comunitárias e populares pelo país.

O movimento "Doe livros para transformar o mundo? está arrecadando fundos para criar esses espaços em diferentes pontos do Brasil até o final deste ano.

Segundo o Brasil de Fato, a iniciativa tem a intenção disponibilizar inicialmente 60 obras para cada biblioteca.

Segundo a organização, os livros serão distribuídos considerando um valor menor que o preço de custo original de cada obra, para viabilizar o maior volume possível de doações de livros.

A campanha recebe doações entre R$ 20 e R$ 200 e os valores podem ser acertados na página do movimento, aqui.

"A gente parte da premissa de que livro, assim como alimento, casa e trabalho, é um direito humano. E a gente chega nessa ideia a partir de uma formulação do professor Antonio Candido. Ele dizia que a literatura é um direito humano, de todas as pessoas. Ninguém pode ter negado isso porque é uma construção da humanidade?, explica Miguel Yoshida, da coordenação da Expressão Popular.

A campanha é pactuada com organizações civis, que atualmente coordenam ações de solidariedade em diferentes territórios, e ainda serão parceiras da editora na construção das bibliotecas.

A Escola Nacional Paulo Freire e o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) estão entre esses atores, juntamente com o Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), Rede Rua, Periferia Viva, Levante Popular da Juventude e torcidas organizadas, entre outros.

Kit militância

A mobilização para a democratização da leitura ainda vai doar 500 kits para militantes que atuam como voluntários em ações solidárias Brasil afora. A ideia, segundo a editora, é que as obras contribuam para a compreensão da conjuntura política e dinâmica da luta de classes.

"São livros que serviriam pra formação desses militantes que estão atuando nos territórios. E uma outra frente ainda é a de colocar livros também nas cestas [básicas] que estão sendo doadas. A gente pretende colocar um exemplar de algum livro nosso, que pode ser infantil, por exemplo, ou um outro qualquer do nosso catálogo?, explica Yoshida.  

Expressão Popular

A Expressão Popular foi fundada em 1999, fruto da união dos movimentos sociais, com o objetivo de ampliar o acesso a livros pela militância social e pela classe trabalhadora. Com mais 500 títulos publicados, hoje a editora alcançou autonomia, mas preserva sua origem que tem lastro na atuação do MST, em fins da década de 1990.

Neste ano a editora lançou o projeto o Clube do Livro, que possibilita que os leitores se associem à editora e passe a receber todo mês um novo lançamento da Expressão. 



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: